Como limpar prata

Objetos de prata merecem cuidados especiais. Leia nossas dicas e aprenda como limpar e polir prata para manter suas peças sempre novas!

Se você tem joias de prata como alianças, cordões ou correntes, sabe que o contato com agentes externos presentes na atmosfera pode escurecer ou manchar as peças com o tempo. O mesmo vale para utensílios como talheres, bandejas ou travessas de prata. Recuperar sua beleza não é complicado, só é preciso limpar a prata usando produtos e métodos específicos.

Confira algumas dicas de como limpar prata em casa que vão deixar seus objetos brilhando novamente. Mas antes de aplicar qualquer produto, lembre-se de ler e seguir as instruções na embalagem e de usá-lo em uma área bem ventilada. Também não se esqueça de usar luvas apropriadas para proteger suas mãos. Caso você esteja lidando com uma joia valiosa, não arrisque perdê-la ou danificá-la permanentemente. Leve-a para uma limpeza profissional.

Como limpar prata

Como limpar prata

Antes de conhecer algumas dicas de como limpar prata, saiba que as peças em uso constante não mancham. Então em vez de guardá-las para que fiquem preservadas, o ideal é utilizá-las.

Quando a mancha começar a aparecer, lave a joia de prata com água morna e seque com um pano de algodão ou uma toalha macia.

Use sempre esponjas, flanelas e tolhas bem macias para não correr o risco de riscar a prata.

Como limpar prata em casa

Para limpar prata em casa você pode usar um produto específico e que geralmente é encontrado em joalherias. Outros produtos como sabão neutro também funcionam em alguns casos. Mas teste qualquer método em uma parte pequena e escondida da peça. Caso ela contenha outros itens como pérolas ou diamantes, você deve descobrir como limpar esses materiais, pois essas instruções podem não ser as mais adequadas.

Como limpar corrente de prata manchada ou oxidada

Limpe a corrente de prata com água morna e detergente neutro, usando uma esponja macia. Seque com uma flanela e depois deixe secar.

Como limpar aliança de prata oxidada

A aliança de prata pode ficar escurecida em contato com produtos químicos e cosméticos, devido a um processo de oxidação. Para deixá-la brilhando novamente, esfregue-a suavemente com uma escova de dentes de cerda macia, umedecida numa mistura de água morna e sabão de coco. Em seguida, seque a aliança com uma flanela.

Como limpar cordão de prata escurecido

Limpe o cordão de prata com uma esponja macia, água morna e detergente neutro. Seque com uma flanela ou uma toalha macia.

Como limpar talheres de prata escurecidos

Coloque todos os talheres sobre uma toalha de algodão. Prepare um solução de meio litro de água quente, três colheres de vinagre branco e detergente neutro. Esfregue uma esponja macia umedecida nesta solução sobre cada talher. Não use um produto corrosivo, que pode riscar o talher. Enxágue sob água corrente e seque os talheres com uma flanela limpa.

Como limpar bandejas e travessas de prata

Pegue uma barra de sabão de coco, raspe algumas lascas e coloque em um recipiente com 500ml de água quente. Faça uma pasta e passe suavemente na travessa e na bandeja de prata com uma esponja macia. Enxágue e depois seque.

Outras soluções para limpar prata

Se quiser limpar a prata de objetos menos valiosos, use produtos alternativos como pasta de dente ou bicarbonato de sódio.

A pasta de dente branca, sem agente corrosivo ou branqueador, é uma boa opção de produto de limpeza para objetos de prata menos valiosos. Passe um pouco da pasta sobre o objeto, deixe agir um pouco e esfregue a peça com um pano seco, sempre na mesma direção. Lave e seque com um pano macio. Lembre-se, esta não é a solução ideal e não deve ser usada em objetos caros ou relíquias de família.

O bicarbonato de sódio também é um grande aliado para retirar manchas mais duradouras das peças de prata. Mas assim como a pasta de dente, não é aconselhável que ele seja usado em objetos valiosos, pois pode arranhar as peças.

Como polir prata

Para retirar manchas de bandejas, travessas e joias, use um produto apropriado para polir prata. Antes de usar, leia e siga atentamente as instruções de uso e de segurança na embalagem. Também não se esqueça de usar luvas para proteger as mãos.

Aplique o produto com um pano macio ou uma esponja e deixe agir. Esfregue a peça em uma só direção e não faça movimentos circulares, nem passe com força. Em seguida, lave com água morna e seque com um pano de algodão ou uma toalha.

Como limpar prata: dicas de conservação

Se você tem peças de prata que não serão usadas com frequência, limpe-as, seque bem e guarde-as envolvidas em papel-toalha ou pedaços de flanela. De vez em quando, retire e confira os objetos para ver se estão bem conservados.

Seguindo essas dicas de como limpar prata, suas peças vão ficar sempre com aspecto de novas. Procure limpá-las com frequência, para evitar que fiquem escurecidas ou manchadas e coloque-as em uso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s