7 maneiras de acabar com as formigas na cozinha

As formigas estão tomando conta da sua cozinha e invadindo seus potes de mantimentos? Veja como você pode acabar com este problema

“Se um dia as formigas te atacarem, não ligue. Afinal, você é um doce!” Você se lembra dessa frase tradicional nos antigos “cadernos de recordação”?

A frase fazia muito sucesso naquela época, mas hoje, exceto se você for uma bióloga, certamente não vê graça nenhuma em ter formigas na sua vida, ainda mais na sua cozinha.

Mesmo que você mantenha tudo muito limpo, não é raro que esses insetos apareçam na sua cozinha e ataquem os alimentos que estão fora da geladeira.

As espécies de formigas urbanas se alimentam de açúcar e proteínas, então é da natureza delas se dirigir para ambientes ricos nessas nutrientes.

Mas isso não significa que você deva simplesmente estender o tapete vermelho para recepcionar essas intrusas. Veja 7 maneiras de acabar com as formigas na sua cozinha:

1. Truque do detergente

Misture uma parte de água e uma parte de detergente e coloque o líquido em um fraco com spray. Borrife a mistura nos cantos, frestas e outros espaços que possam abrigar ninhos de formiga.

2. Vinagre

Depois de limpar a cozinha, borrife vinagre no piso, especialmente nos cantos, para evitar que os insetos apareçam.

3. Proteja seu açucareiro

Para evitar que as danadas das formigas invadam seu açucareiro, sempre coloque um pedaço de casca de limão ou de laranja dentro dele. O cravo-da-índia também funciona.

4. Sachês de cravo e canela

Encha saquinhos de tule com cravo-da-índia ou pedaços de pau de canela e espalhe pelo ambiente. Os óleos essenciais desses ingredientes espantam as formigas. Não se esqueça de trocar os sachês a cada duas semanas.

5. Pimenta-caiena e borra de café

Se você sabe onde está o buraco por onde saem as formigas, tampe-o com uma porção de pimenta-caiena ou borra de café – esta última é mais indicada para casas com crianças ou animas, pois não vai causar reações desagradáveis caso seja engolida.

6. Suco de limão

Espante as formigas espalhando suco de limão nas bordas das janelas e nos batentes das portas que ficam expostas para o lado de fora da casa. O cheiro cítrico não é nada agradável para esses insetos.

7. Vaselina

Para evitar que as formigas ataquem os potes de água e comida do seu animal de estimação, passe uma pequena quantidade de vaselina nas suas bordas.

Outras dicas para evitar que as formigas apareçam é manter os alimentos tampados, limpar imediatamente qualquer resíduo que caia no chão ou em outras superfícies, limpar embaixo dos eletrodomésticos e manter as latas de lixo bem fechadas. Se nada disso resolver, porém, o jeito vai ser chamar uma empresa dedetizadora.

Você já teve que enfrentar uma invasão de formigas na sua casa? Conseguiu espantar as “visitas” ou elas continuam por aí? Deixe a sua dica!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s